quarta-feira, 30 de maio de 2007

Sopa II.


Adoro sopa, mas uma das muitas inuficiências que tenho é a de não saber fazer sopa. As minhas sopas comem-se, sim, mas raramente são o que se possa chamar "saborosas". A minha mãe, por exemplo, pega em três ou quatro legumes correntes e faz sempre uma excelente sopa. Juro que não sei como é que ela consegue. Aliás, já me tentou explicar ("pões um bocadinho disto, um bocadinho daquilo e pronto"), mas creio que não consegui perceber. É preciso ter mão. Eu, quer use os mesmos lugumes ou outros, mais sofisticados, o mais que consigo é uma coisa com um paladar geralmente... diferente (e não necessariamente para melhor!). Se eu fosse capaz de seguir uma receita (coisa em que tenho toda a dificuldade), talvez me aventurasse por aí. Assim sendo, olha, é esperar que a inspiração ou a iluminação me alcancem.

Continuo sem me pesar, mas sinto que a roupa vai cedendo... Ou seja, quando finalmente chegar a hora da verdade, espero ter uma boa surpresa.


PS: Estou a fazer sushi (de arroz integral), que já estava com saudades. São servidas?

3 comentários:

Algodão Doce disse...

Olá!
Pois as minhas são saborosas eheh
O pior é que as sopas foram a minha salvação na perca de 10Kg...agora vem o verão (não sei quando) e com o calor não suporto a sopa...e as saladas não "enchem" tanto...

Beijinhos doces e boas sopas!

Su disse...

Olá Zen,
Como entendo a agonia da sopa desenxabida. Tb eu adoro sopa mas ñ acerto uma!...
Fico mto contente por saber que a tua roupa vai dando sinais de folga. Verás que com o tempo, a medicação ñ te deixa tão atordoada.
Aproveito para me desculpar por ultimamente ñ te ter visitado (és a única blogger light que acompanho e comento atentamente), mas passei 1 inesperada temporada de molho no hospital.
Agora estou de volta para saber esse peso :-)
Fica bem,
Su

turbolenta disse...

As sopas são algo fácil de fazer .
O segredo está em não a fazer com muita quantidade de coisas.
Depois também tem a ver com a quantidade de água, pois se leva muita fica sem gosto.
Uma das coisas que acho fundamentais é o tempo de cozedura.A panela tem de estar sempre tapada.E ferver sempre em lume forte.
E deve estar a cozer o mínimo tempo possível. Se os ingredientes estiverem ao lume, horas a fio, a sopa além de não ficar com vitaminas, perde o sabor.
Eu vejo (de tudo quanto lhe quero pôr), o que demora mais tempo a cozer e isso ponho sempre em 1º lugar.E vou-os pondo por ordem decrescente de tempo de cozedura.
Entretanto , se tiver agriões, espinafres ou nabiças partidas finamente,assim que triturar os legumes que já estavam na panela, junto-os logo. Pego no triturar .nesse momento, e dou algumas trituradelas, de modo a não triturar na integra.
Só então ponho o azeite e o sal.
Tapo.Deixo ferver mais uns 3 minutos. Apago o lume e deixo ficar a panela tapada um bocado.
Mesmo que não esteja demasiado cozida, acaba por ficar bem.
E depois, se ao feijão verde juntares um pouco de coentros picados, fica mais saborosa.
Outra:
Se descascares um pouco de feijão ameijoado(aquele que geralmente se compra com vagem riscadinha de vermelho, e que é entre o feijão verde e o seco), e se juntares um punhado dessa feijão, couve flor e broculos,1 batata e alho francês (e não juntares cenoura),vais ver que fica saborosa.
O que faz bem à nossa dieta,por ser muito diurético é pores sempre muita cebola (eu ponho 3 ou 4). Também o aipo é muito diurético(eu não gosto do sabor tão forte que tem).
POrtanto : não há segredos.Mas cozer o mínimo possível e levar os temperos no final, ajuda muito.
bjs
bom fim semana