segunda-feira, 19 de março de 2007

Fome psicológica (esclarecimento).




Meninas, certamente que no post anterior não pretendia fazer a apologia da fome, muito menos da minha. Tenho sido visceralmente incapaz de passar fome, por mínima que seja. Essa é, aliás, a razão por que não consigo emagrecer.

Não me referia, pois, a passar fome no sentido da anorexia ou coisa que o valha, mas a ser capaz de aceitar conviver com a sensação pontual de fome. São coisas diferentes. Mas, possivelmente, quem não tem problemas de compulsão alimentar não consegue perceber facilmente do que falo. Quando se tem este tipo de problema, qualquer sensação de fome, por mínima que seja, é susceptível de causar uma necessidade de resposta desproporcionada. E a angústia ou a ansiedade projectada na comida não é solucionada com um iogurte ou uma fruta de três em três horas... A fome psicológica está para além desta razoabilidade.


6 comentários:

Claudiacva disse...

Querida Zen, como eu te entendo, esse é o meu grande problema e muita gente nao entende as fomes psicologicas, as compulsões e afins, mas eu entendo e as vezes nao as sei combater.
O meu medico deu-me a alimentação que me deu, mesmo para tentar contrariar isso, não restriguir muito para depois não me descontrolar, há noite é o pior, mas como a mim as maiores fomes é de manha, não tenho problemas. Não desfazendo o meu medico que adoro e não esquecendo que tenho um balão, já pensei em procurar no hospital consultas de disturbios alimentares para me ajudarem.
Beijinhos

Zen disse...

Pois é, Cláudia, pois é. Num dos meus posts antigos, encontras as moradas de dois grupos de terapia para comedores compulsivos, espécie de "comedores compulsivos anónimos". É em Lisboa, na Igreja das Furnas, ao pé do Jardim Zoológico, e na Igreja de Fátima, perto da Avenida de Berna.
Beijinhos, Zen

PS: As vossas fotos estão óptimas!

Anónimo disse...

olá Zen, queria felicitar-te pelo blog que fala de um problema que muitos acham que nao o é, e só o entende quem tem que lidar com a compulsão diáriamente. Em relação aos compulsivos anonomos da Av. de Berna na igreja de Fatima já nao existe, fui lá na 6ª feira passada e fiquei de rastos ao saber que ja não existe. Eu sofro de compulsao alimentar desque me lembro e é horrivél não ter ninguem que compreenda que realmente é uma doença que nos domina. Recentemente comecei a provocar o vomito, porque cada vez que me dá um daqueles impulsos de comer tudo e mais alguma coisa ficava absolutamente cheia e sentia-me mesmo muito mal, já para não falar no sentimento de culpa e de repulsa, a unica maneira de me "aliviar" foi mesmo provocar o vomito. dai eu ter ido procurar os compulsivos anonimos, pois era a minha esperança de vencer isto. Força e tudo de bom para ti!

Su disse...

Zen, nunca te sentiste na outra ponta do elástico: ñ comer nada? Eu infelizmente partilho do problema da compulsão e inclusivamente hoje já tive um ataque terrivel.
Ainda assim, já passei por fases anorécticas e por vezes julgo que ser radical é a única forma de me controlar. É exactamente como em qq outra adição: apenas uma gota de álcool/droga/... degenera em ingestão compulsiva. E é por isso que tenho a grande tentação de espartilhar a minha alimentação.
Espero que tenhas força e mta tranquilidade para chegar a bom porto!
Bjs,
Su

Simplesmente Maria disse...

Com que então moramos na zona de Benfica??? Estamos fisicamente perto uma da outra...Bjcs

Suse disse...

Opá como eu te entendo...