sábado, 3 de março de 2007

A tarte de tofu com tomate (e a tiróide).


A pedido de várias famílias, mais exactamente duas, aqui fica a receita da tarde de tofu com tomate que a minha amiga São me ensinou. Nada mais fácil!

Faz-se um leve refogado (com pouquíssimo azeite, em frigideira anti-aderente) e junta-se-lhe uma lata de tomate de 800 gr, esmagando os tomates com as mãos. Juntar, a gosto, louro ou outras ervas e deixar cozer como qualquer molho de tomate. À parte, desfazer com as mãos o tofu de uma embalagem de 400 gr. Quando o molho de tomate estiver quase cozido, apurado q.b., juntar três ou quatro cebolas picadas finamente ou alho grancês, mais o tofu. Temperar a gosto, com pesto (pode substituir por manjericão, enfim), noz moscada... o que vos apetecer. Opção para dias santos: cobrir com pinhões e queijo ralado. Também podem juntar um ovo batido, suponho, para ligar. Colocar sobre uma base de tarte e ir ao forno, até ganhar consistência. Serve-se com uma grande salada verde.

Os perigos da soja?
Hoje descobri na Net que há médicos que encontram uma correlação entre um elevado consumo de soja e seus derivados (leite de soja, tofu, seitan...) e problemas de funcionamento da tiróide, mais exactamente hipotiroidismo. Assim de repente, penso nos orientais, esses grandes consumidores de soja, sem me parecer que tenham ar de quem sofra da coisa. Mas também me parece que onde há fumo há fogo. A investigar melhor.

Beijinhos,
Zen


PS
E fui mesmo investigar melhor. Procurem no Google "soja+hipotiroidismo" e vejam o que encontram. De facto, não sei se coincidentemente ou não, os meus indicadores da tiróide aproximaram-se pela primeira vez do hipotiroidismo... depois de, desde Setembro, ter passado a comer bastante mais derivados de soja (sobretudo tofu e iogurtes). Hum.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia querida Zen, obrigada pela tua visita e pelo teu recado.

Sabes, eu emagreci 31 kg em menos de um ano e sem ajuda de medicamentos o que me deixa super feliz.

Depois de ter conseguido emagrecidoestes kilos, eu digo sempre, se eu consegui toda a gente tb o consegue, pois eu comia bastante e era muito gulosa ...

Na minha humilde opinião, eu acho que é uma questão de determinação e de desciplina, por isso eu costumo dizer que antes de eu ter iniciado a minha reeducação alimentar, eu fia a reeducação comportamental, pois se não seria um insucesso a minha RA...

num post anterior, li sobre a existênncia de um grupo de 12 pessoas que se encontrava e todos eles tinham como problema fulcral: a compulsão alimentar, e fazim reuniões como fosse uma teoria de grupo, eu acho que essas iniciativas são um óptimo instrumento para chegarmos ao núcleo do problema de "comer por comer", eu tb já vivenciei o problema da compulsão amimentar, e foi ela a responsavel por eu ter engordado 26 kg, mas já é passado, graças a deus ...

Mil jinhos eum optimo fim de semana

Luna disse...

Linda vim conhecer o teu cantinho... vi-o noutro blog e resolvi passar por cá. Devo dizer-te q gostei do teu cantinho e já te linkei.
Espero que esta tua luta com a balança dê bons fruto... a mim parece-me que vais no bom caminho.
Olha qto aos problemas da soja nunca tinha ouvido falar, mas como em tudo... parece que não há bela sem senão, né?
Beijinhos e força

ximiusa disse...

hey zen viva.
pois pois o tofu. gosto sim sra.
o body concept custa 60€/mes
e significa k vais 2 vezes/seman
em cada vez fazes 2 tratamentose uma mascara.
a inscriçao sao 25 euros ( ond t dao tobe chinelos e calças d pressoterapia.
eu inscrevei-m com uma promo: mensalidade 40€
ja deu pa inscriçao.
kk coisa k possa ajudar diz

Claudiacva disse...

Ola querida ao ver o teu blog reparei que não passava cá à muito tempo, mas perdi os meus links e ainda nao os adicionei todos é conforme tenho tempo e vejo em outros que já adicionei.
Essa da soja não fazia ideia, e tb não sabia dos grupos de ajuda. Relamente no nosso país há pouca coisa, o meu grupo de ajuda são vocês todas aqui na blogosfera light.
Beijinhos zen para ti.

Bel disse...

Olá linda! Vou gravar a tua receita para depois a experimentar. Beijinho e força na dieta!

Helena disse...

Parece-me que há soja e soja. Concerteza já ouviste falar em alimentos genéticamente modificados, os ditos transgénicos. Podes ler sobre isso em:

http://www.e-macrobiotica.com/artigos/a_alimentosgm.htm

pelo Francisco Varatojo.
Um médico um destes dias disse-me que fazem isso com a soja (!?).

Anónimo disse...

olá, o problema é que existe o mito que os asiáticos comem muita soja o que nao é verdade, so comem a versao fermentada como molhos e em quantidades muito inferiores aos ocidentais.
Eu fui vegetariana e posso te dizer que ingeri bastante soja. O sificiente pra me dar cabo da tiroide e criar alergia.