segunda-feira, 2 de abril de 2007

Chá vermelho (o chinês Pu-erh, e não o sul-africano Rooibos).





Retomando o tema dos chás emagrecedores, aqui está um que não podia ser esquecido: o chá vermelho (não confundir com o também delicioso Rooibos, de origem sul-africana, que escolho muitas vezes para as minhas noites, por não ter teína). Este de que quero falar agora é o chá vermelho chinês, o Pu-erh, uma variedade fermentada que tem origem na mesma planta que o chá verde.
Vejam o que se diz na Net:

O chá vermelho também é conhecido como "o devorador de gorduras".
No entanto, os benefícios deste chá vão muito além das já conhecidas
propriedades adelgaçantes, nomeadamente as que se seguem:

Acelera o metabolismo do fígado;
Favorece a redução do colestrol;
Depurativo;
Desintoxicante, usado em tratamentos adelgaçantes e de beleza;
Antidepressivo;
Facilita a digestão.



Mas atenção: é um chá com teína, pelo que não o devem beber à noite ou a partir da tarde, se, como eu, forem especialmente sensíveis a estes chás. Ainda na última sexta-feira o relembrei: à conta de uns bons copos que bebi entre o final da manhã e o princípio da tarde, acordei às quatro e meia da madugada de sábado, fresca como uma alface - coisa rara de me acontecer (durmo geralmente muuuuuuito e bem).

Vende-se nas lojas de tipo Celeiro e, pelo menos nas versões "bio", é relativamente caro: um pacote custa cerca de cinco euros.

11 comentários:

Simplesmente Maria disse...

Por acaso já tinha visto este chá mas, achei muito caro e não tinha ninguém que me confirmasse a eficácia...Bjcs

Co(S)mic Gal disse...

Eu n suporto o xeiro do chá vermelho....córror lol
O verde sabe a terra, mas bebe-se agr o vermelho... brrrr
Mas pela forma faz-se tudo....venha de l á o cha vermelho lol
Bjokaz

Claudiacva disse...

Olá querida Zen, estou a sentir-me uma tótó com este te post sobre o chá vermelho, assim que o começei a ler fui à cozinha e vi que tinha era do Rooibos, que bebia a pensar de era o outro pelos visto. Tenho que ir ver os beneficios do rooibos, agrade-me o gosto. Costumo tambem beber o chá "Peso ideal" da Daterra que diz ser de chá vermelho mas nao especifica qual. Agora tenho que ir investigar o assunto, fiquei curiosa. BEijinhos

turbolenta disse...

disseste passar a noite a ver estrelas?
Para isso não há melhor que o chá verde Gorreana dos Açores.
A mim dá-me cá uma espertina!!
Ou melhor: uma valente insónia. Estou perdida de sono. Abro a boca mil vezes e os olhos...era ó dormias!!
(Só o tomei 2 dias e ao 2º foi só para confirmar).
Mas agora já não o tomo.
Do vermelho também tenho mas não noto que dê tanto resultado como o chá verde.
boa semana
boa `Páscoa

Mishi disse...

Olá minha querida!
De todos os chás que já experimentei esse foi o único que não gostei. Não gosto mesmo do sabor... :(

Anónimo disse...

De modo a evitar o sabor azedo do chá vermelho, deita-se uma dose a gosto de canela....
Fica com um sabor agradável.
Para além deste chá,o chá de cavalinha tem também efeito adelgaçante e pode-se beber a partir da tarde e à noite, sem que cause insónias.

Chá Vermelho disse...

Pelo telefone (61)8402-0688 você adquire o Chá Vermelho Imperial Solúvel 200g.em Brasília e adjacências.
Ou pedidos pelo e-Mail.: hadialimentos@gmail.com

Unknown disse...

olá. tou totalmente confusa quanto ao chá vermelho. podes inserir uma foto da embalagem. obrigada. bjs. branca

Anónimo disse...

Seh ich auch so

Anónimo disse...

também tomei o chá à tarde e acordei as 4 da madruga e vim passar o tempo na net,rsrsrsrs

Anónimo disse...

O El Corte Ingles tem este chá marca própria a baixo preço. É pena ter teína, mas parece-me menos forte do que o verde em matéria de 'espertina'.