quarta-feira, 18 de abril de 2007

(...)


1.
Diz-me um fumador militante e melindrado com tanta perseguição aos seus "direitos" (de fumar livremente para cima de mim) que o próximo combate social vai ser contra a obesidade. Vai ser, sim, não está já ser? Ups. Estamos na mira.

(Sinto-me na vanguarda. Afinal, foi quando renunciei aos meus dois macinhos diários que engordei 30 quilos.)

2.
Sou muito gozada lá em casa por ver regularmente, quando me lembro e quando posso, o programa da Oprah. Na verdade, estou-me nas tintas, e continuo a vê-lo e a lacrimejar sempre que tenho vontade, sem qualquer embaraço, como sempre li e consumi de tudo o que é informação: de O Crime ao Jornal de Letras (fora os desportivos).

Não percebo (ou, aliás, julgo perceber) o que é que incomoda tanto as pessoas naquilo a que chamam "manipulação emocional". Temos mesmo uma herança cartesiana, não é? Não estamos afinal muito longe do tempo em que à mesa não se falava e em que o marido era sempre mais culto e informado do que a mulher.

Sobretudo no que toca às emoções e à sua expressão em sociedade (e não só), sentimo-nos muitas vezes desconfortáveis, com destaque para os homens, por especial deformação educacional e cultural.
Se o Pacheco Pereira e seus compinchas torcerem e distorceram, a seu bel-interesse, a(s) realidade(s) dita(s) objectiva(s) na Quadratura do Círculo (já para não falar do obrigatório Professor), toda a gente acha aceitável que a sua própria inteligência seja manipulada. Contudo, se a coisa tocar às emoções... ai Jesus!

Pois eu vejo a Oprah sempre que me interessa e, geralmente, gosto. É light sem ser vazia. E mais: aprendi muito mais com ela sobre obesidade, compulsão, projecção e outras coisas terminadas ou não em "ão" mas relevantes para a minha vida do que aprendi, ou aprenderei alguma vez, com o Professor Marcelo e quejandos.

Fim do (...).

8 comentários:

morgane disse...

Adoro a Oprah..........Bjs

Algodão Doce disse...

Olá tb adoro a Oprah!
E é como dizes já aprendi bastante nos programas dela!
Beijinhos doces e continua a assistir!!
Eu tb sou uma lamechas...sempre a chorar!!

turbolenta disse...

mas eu adoro a Oprah. Os programas são interessantes e de conteúdo válido.
O Marcelo...fala mais do que faz.
boa semana
boas dietas

Luna disse...

Linda eu acho que os programas da Oprah são mto interessantes, aliás acho que os problemas tao comuns na nossa sociedade são debatidos ali sem medos e de modo directo... indo ao fundo da questão, ao fundo das emoções... enfim, acho que é um programa com vida :)
beijinhos

Claudiacva disse...

Pois tens aqui mais uma fa dela e do dr. phil, so tenho pena de agora não poder ver, com eles aprendemos muito.
Beijinhos

Algodão Doce disse...

olá!!
Passei para te desejar um optimo fim de semana!!
Beijocas doces

menos dez disse...

eu a Oprah, às vezes sim outras não, já lá vi imformação útil e válida, que dá voz a pessoas muito interessantes e tb muita banha da cobra, muito product placement undercover, faz-me confusão a maneira entusiástica como ela adere ás dietas yo-yo da moda, perde umas dezenas de quilos e 2 meses depois está na mesma
é uma mulher fantástica sem dúvida, mas as escolhas dela afectam uma indústria de milhões e as escolhas dietéticas (de entre outras) muitas vezes parecem-me mais motivadas pelo cifrão do que pela saúde
mas por outro lado, entre ela e o Prof. também não hesito muito na escolha!
bjoca

Zana disse...

Olá.
Eu gosto muito de ver o programa da Oprah
Ela mostra muitos casos de sussesso e gosto de todos os outros que ela apresenta.
Mas nao percebi qual era o stress.lol
Beijokas e uma boa semana