segunda-feira, 23 de abril de 2007

Um link interessante e reflexões avulso.



Para além da ideia e da capacidade de mobilização, o site das Andarilhas é também interessante pelos links que fornece. Ora espreitem lá: http://www.andarilhas-lusas.blogspot.com/ Se estiverem interessadas, creio que podem aderir.

A Su enviou-me (entre outros) um artigo interessante sobre as causas da obesidade, que publicarei noutra altura, por não lhe poder aceder agora.

Por falar em agora, agora que a estação mudou, voltei a cruzar-me com a roupa que vestia há apenas (apenas?) quatro anos, antes de ter engordado. Calças número 40/42... que agora me serviriam nos braços - isto, se me atrevesse a usar calças. Percebo também que não me vejo com o peso que tenho. Há em mim um problema de distorção da auto-imagem, ainda que suspeite que não se trata de um exclusivo de quem não era gordo e passou a ser. Trata-se provavelmente, isso sim, do mesmo problema que afecta os anorécticos, mas colocado do outro lado: o anoréctico vê o que lá não está, o obeso escapista não vê o que lá está. Ser-me-ia mais fácil encontrar motivação e persistência para controlar a alimentação se me visse ao espelho como realmente os outros me vêem, com todos os meus cem quilos? Penso muitas vezes nesta possibilidade. Que faço quando detecto um problema num amigo? Faço o possível para que ele o elimine, claro, para que se consciencialize e reúna estratégias, instrumentos operacionais. E por que é que isto não se aplica a mim mesma? Será que não me considero à altura de resolver o problema? Ou será que nem o chego verdadeiramente a ver? (Não se pode combater um inimigo oculto.)

Ando a ver se arranjo coragem (e organização) para afixar publicamente, dia a dia, tudo o que como. (Ena. Só a ideia me parece esmagadora.)

7 comentários:

morgane disse...

Rapariga...como engordaste 30 quilos em 4 anos? Que te aconteceu? Força e bjs

Bel disse...

Olá linda! Não desesperes! Acho que fazes bem em começar a escrever o que comes! Ajuda a controlar-nos! Força! Estamos aqui para te apoiar! Boa semana!

Algodão Doce disse...

Olá!
Eu engordei 20 Kg em 5 anos + ou -
Já perdi 10...faltam 20...mas como me faltavam 10 à 5 anos atrás faltam-me 20 outra vez...poxa!
Não desesperes, temos de levar um dia de cada vez...
Já recuperei 2 calças...faltam-me recuperar uma 20!!!
Beijinhos doces e coragem!

Claudiacva disse...

Linda, eu cada vez que via e ainda quando vejo uma pessoa obesa a passar na rua, pregunto a quem esta comigo se fui ou estou assim como aquela pessoa, porque eu tambem nunca me vi com 100kg. Esta estação ja estou a começar a vestir coisas que tinha guardadas no armario. sabe tão bem :) Beijinhos

Anónimo disse...

desculpe mas qdo fiz a busca no google para : ajuda contra a binge
dei d cara com o teu blog e por mera curiosidade fui ler ... estive a dois dias em uma clinica d psicoterapia para quem sabe ouvir algo d bom ... as coisas não correram como eu esperava ... eu achava q estava td normal ou q tinha as vezes pequenos descontroles e falta d humor repentina... descobri q estou em depressão (o q ainda me custa acreditar!) e q sofro d um disturbio chamado binge (nos faz comer vorazmente) e percebi q mts coisas q me foram ditas eram a minha realidade ... to tentando entender ainda isto td ... ando desligada a mt tempo e frustrada com a vida e ja não sei até onde isso vai me levar ... a gravidez me levou aos 100kgs (ou melhor quem comia era eu) hj perdi 35 kgs (5 anos depois) mas não consigo perder nem mais 2 estou estacionada nisto ... sinto me mal pq d uma certa maneira a uma pressão ja q eu sempre cuidei do meu corpo e nunca havia engordado tanto ... enfim estou sem rumo ja a um tempo ...
susu_sol@hotmail.com

Anónimo disse...

Desculpem o comentario, mas so se deixa vencer quem desiste de si mesmo.

Basta força de vontade e ter um objetivo em mente que a maior parte aqui tem, PERDER PESO.

Dificil? Claro, ninguem disse que era facil, mas mais dificil é viver com medo de se olhar ao espelho.

Fechem a boca, mexam-se e parem de se queixar. Afinal todas reconhecem que querem perder peso, ou entao assumam de uma x por todas.

O que nao falta é info na net como o conseguir, mas vejo aqui muita falta de vontade.... e ficarem irritadas comigo aqui nao adianta, pq na verdade estao irritadas com vos mesmos.

Acordem e lutem pelo que querem po!

Fipinha disse...

Continuo a ler e estou-me a achar altamente chata com os comentários... vi ali uma referência em que disse que dantes vestia calças 40-42... Ok, isso é o que eu visto neste momento, já vesti o 50, tive uma mononucleose e perdi 26 kg numa semana, +-. Enfim, acho-me obesa e tenho 70kg... Se quiser enviar um feedback para mim pode ir ao blog ou enviar mail para halliejadegirl@hotmail.com. E pronto, agora é de vez, prometo que não chateio mais. Bjnh