quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Aditctos da Comida Anónimos.

Eis a informação preciosa que a (o?) Su generosamente (muito obrigada!) deixou neste blog: a notícia da existência dos Adictos da Comida Anónimos. Segue-se um excerto tirado da Net, que não sei se ainda está actualizado, mas não será difícil descobrir (mais tarde vou ligar para ambas as igrejas), ou mesmo passar por lá.

"Adictos da comida anónimos. É assim que se chama o grupo de apoio aos comedores compulsivos nascido recentemente em Lisboa. Um grupo de apoio a pessoas que sofrem de desordens alimentares – comedores compulsivos, anorécticos, bulímicos, pessoas que têm problemas com a comida, não necessariamente gordos. Um grupo que segue o modelo dos 12 passos dos Alcoólicos Anónimos e que se reúne às segundas-feiras na Igreja das Furnas (Sete Rios), pelas 19 horas e às quintas na Igreja de Fátima (Avenida de Berna), pelas seis e meia."

Há poucos grupos de entreajuda em Portugal, é um facto, ainda que comecem a despontar. Tenho uma amiga que vive na Alemanha, onde perdeu mais de 20 quilos com a ajuda das sessões semanais e as orientações dietéticas dos Weight Watchers (uma dieta sem qualquer proibição, mas baseada numa atribuição de pontos a cada porção de alimentos, sendo que não se pode passar de X pontos por dia, ou por semana, já não me lembro). Há uns tempos, contactei a Weight Watchers, como quem lhes lembra que não existem em Portugal, mas responderam-me que o nosso país não estava no seu horizonte de investimentos.


A balança é que teima em não baixar o peso, creio, embora me tenha portado bem nos últimos dias. O que me está a angustiar um bocadinho, por duas razões de saúde: primeira, nas últimas análises, a minha tiróide, que sempre foi saudável, estava com indicadores mesmo no limite da nomalidade (no sentido do hipotiroidismo); por outro lado, detectaram-se uns quistos nos ovários, que, como sabem, também propiciam aumentos de peso. A ver vamos. Bom, mas que raio de espírito para uma pessoa estar a exibir logo de manhã, a falar de doenças...!

Alegria, alegria, que é um novo dia!

7 comentários:

Zana disse...

Olá.
Eu tb tenho problemas de tireóide e os meus valores estao bem acima do maximo, mas sabes que com a dieta a tireoide tem tendencia a aumentar disse-me a medica,por isso nao te preocupes.
Quanto aos quistos, podem ser que se tratem bem.
As tuas melhoras.
Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Oi Linda e colega de profissão, olha os quistos nos ovários são ovários poliquisticos eu tenho e é uma seca, na tal altura do mês incha tudo e doi p/ caramba. Eu só tenho mesmo esses sintomas, a queda de cabelo, espinhas e acne no rosto não tenho.

No entanto o ano passado por causa disso tive um descontrole hormonal que fez c/ que engord. cerca de 24 kilos - que graças a deus já perdi (demorou 1 ano mas consegui).

Mas segundo me diz o médico o problema da tiroide em alguns casos acompanha o dos ovarios. Ou seja é uma conseguencia do mesmo.

E olha é uma seca, e agora comecei a notar que na TPM estou + nervosa que o habitual.

A pilula ajuda a maioria das mulheres, mas a mim, não resultava mesmo.

Olha sabes se existe Weight Watchers em Portugal?

Kiss e não desanimes, porque c/ trat. tudo o que tens é prefeitamente tratavel.

Se quiseres falar e se eu puder ajudar-te, cá deixo meu email: miss.slim@gmail.com

Fuiiiii

Zen disse...

Minhas queridas, obrigada pelas vossas palavras carinhosas!

Miss, não, não existe Weight Watchers em Portugal, é isso que digo no post - e é pena.

Beijinhos rechonchudos,
Zen

Su disse...

Zen,

Pela minha recente experiência, confirmo que as reuniões dos Adictos de Comida Anónimos se realizam na Igreja das Furnas, em Sete Rios, às segundas-feiras, às 19h. Contudo, não sei se o mesmo se passa na Av. de Berna.
Fica bem,

Su(zana), A :)

Aninha disse...

Ola!

Obrigada por passares no meu blog, vou passar a acompanhar o teu ;) Pois realmente é pena que não haja mais grupos de ajuda em Portugal, e que, pior que isso, Portugal não esteja nem sequer numa lista de possibilidades para esses grupos! É mesmo pena...

****

Mishi disse...

Olá querida Zen!
Vou ser sincera, não me estou a ver no meio de um grupo desses... já foi mau demais quando tive que aceitar e admitir que comia compulsivamente, que isso me levou aos 145,9kg e que me obrigou a colocar a banda.. Não seria capaz de falar sobre essas coisas num grupo restrito! Mas pelos vistos resulta... Eu cá vou continuar a ser ajudada com a minha maneira de pensar! :)

Espero que estejas bem a nivel de saúde.

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Bom dia,

OBG, pela visitinha e pelo carinho

Bom Fim de Semana e Espero que estejas melhor.