domingo, 11 de fevereiro de 2007

"Ser solidário assim tão longe e perto" (...)

Conhecem esta belíssima canção/poema de José Mário Branco? É-vos dedicada! A todas as que me vieram deixar, tão brilhante e sensivelmente, palavras de alento e boas-vindas. Palavras solidárias. Palavras contra a indiferença, que acabam por ser também contra a indiferença que muitos obesos tendem a projectar sobre si mesmos. Não me vai ser possível agradecer-vos uma a uma, como gostaria (tenho um exame na terça-feira, estou stressada como qualquer estudante), mas, a cada uma, muito obrigada.

Tento muitas vezes desbravar as razões pelas quais sinto necessidade de comer compulsivamente.

Por que o faço?
Que vazio estou a preencher?
De que fonte, verdadeiramente, me vem a fome que nenhuma comida é suficiente para aplacar? Contra o quê como?
O que é que, profundamente, a comida que ingiro alimenta?

Freud dizia que ter consciência de que se é tímido é meio caminho para se deixar de ser tímido, e penso muitas vezes em que, se conseguisse tomar CONSCIÊNCIA das origens da minha fome, estaria a meio caminho de a eliminar. Não se pode controlar um inimigo desconhecido, não é? Mas é tão difícil descobrir o que nos move subterraneamente... Vou continuar a escavar rumo à luz, não há outro caminho.

Ontem, dia 1, portei-me quase bem. Fui ao ginásio. Ah, um truque: descobri que o cardio-fitness, que deve ser das actividades mais desinteressantes desta vida, se torna suportável com uns simples head-phones (é assim que isto se escreve?), melhor ainda se ligados à televisão (no caso dos ginásios que a tenham), sempre se vai aprendendo alguma coisa. E os 40 minutos lá passaram suportavelmente... com a ajuda da SIC Notícias.

Beijos, e não se esqueçam de que hoje é DIA SIM.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora vamos lá fazer esta caminhada juntas! Até porque temos muitas coisas em comum: se ainda não sou obesa, para lá caminho, também sou professora na casa dos 40 e tenho verdadeiros ataques de fome que, saciados, aplacam não sei que ânsias...

Beijinhos

Zen disse...

Querida Marie, obrigada pelas tuas palavras. 'Bora!

E agora vou cumprir a minha obrigação cívica.

Beijinhos,
Zen

Fay van Gelder disse...

Oi Linda, eu já fui professora, ainda sou exporadicamente.

Sou Administradora de uma firma, Multinacional. Sou licenciada em linguas e literaturas modernas( c/ mestrado feito em Londres) e estou na Universidade outra vez a tirar a minha 2ª licenciatura, mas numa area completamente diferente, acabo este ano - Se Deus quiser e ele vai querer.

E realmente esses ataques de fome, são mesmo consequencia do Stress diario.

kiss e Muita Força p/ a caminhada, eu também faço e agora comecei c/ a hidroginastica.